Jandira
Jandira vem do tupi-guarani, e significa abelha melífera, já que nessa região havia muitas abelhas; o apelido da cidade passou a ser cidade favo de mel.
A história de Jandira se confunde com os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, que trouxeram Antonio Agú (pioneiro-fundador de Osasco) e Henrique Sammartino (pioneiro-fundador do município), imigrante italiano que adquiriu em 11 de abril de 1912 algumas glebas de terra dos proprietários Nicola Beneducci e Miguel Samarone, e deu a elas o nome de Sítio das Palmeiras.Em 1925 a Estrada de Ferro Sorocabana inaugurou um posto de abastecimento de carvão chamado "km 32". Em 20 de março de 1931, foi inaugurado o posto telegráfico, que significou o avanço da pequena Vila Jandira. Nos anos 50, Jandira foi elevada a distrito de Cotia. No dia 25 de janeiro de 1951, foi fundada a União Pró-Jandira, entidade criada para trabalhar pela emancipação. Em 1958, houve uma tentativa de anexação de Jandira a Barueri, mas a União Pró-Jandira lutou pela emancipação, tornando Jandira município no dia 8 de dezembro de 1963, por meio de um plebiscito, sendo homologado em 28 de fevereiro de 1964 pelo governador Adhemar de Barros. Em 7 de março de 1965, tomou posse o primeiro prefeito de Jandira, Oswaldo Sammartino, filho do pioneiro Henrique Sammartino.
Fonte: site da prefeitura de Jandira: www.jandira.sp.gov.br
Cotia
Cotia se localiza as margens do Rio Cotia, afluente do Rio Tietê. É considerada área de expansão dos bairros residenciais da Grande São Paulo na direção oeste.Também é conhecida como a "Cidade das Rosas" em virtude de Roselândia, um bairro a 7 km do centro urbano ser uma extensa área de cultivo de rosas e plantas ornamentais.
A origem do nome da cidade é indígena e se deve ao fato de seus caminhos serem sinuosos como o trajeto feito pelos animais do mesmo nome (Cutia). Apesar das várias denominações que lhe foram dadas pelos jesuítas e pelos primeiros habitantes do local, como Capela do Monte Serrat de Cotia e caminho de São Tomé, os indígenas continuavam a chamá-lo de Acoty. Nessa época a capela foi transferida para atual Praça da Matriz.
Em 19 de dezembro de 1906, através da Lei Estadual nº 1.030, foi elevada à categoria de município, já conhecida como Cotia.
A partir dos anos 70, indústrias de grande porte se instalaram ao longo da Rodovia Raposo Tavares e desde então Cotia teve um crescimento acima da média do estado de São Paulo e sua população que não passava de 50 mil pessoas superou a casa dos 110 mil habitantes.
Fonte: site da prefeitura de Cotia: www.cotia.sp.gov.br
Barueri
Barueri significa "Flor Vermelha que Encanta" na língua Tupi-guarani. Segundo historiadores, o primeiro povoamento na região que viria a ser Barueri foi fundado em 11 de novembro de 1560 pelo padre José de Anchieta com o estabelecimento da Capela de Nossa Senhora da Escada--hoje, padroeira do município. Em 1870 iniciou-se a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, e em 1875, com a inauguração do primeiro trecho, Barueri ganhou sua estação ferroviária, tornando-se importante entreposto de cargas, rota obrigatória na ligação da Capital São Paulo com Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.
O espírito autonomista não tardou a surgir entre os cidadãos e o movimento emancipacionista ganhou vulto, culminando com a criação do Município de Barueri pela lei número 233, de 24 de dezembro de 1948, sancionada pelo então Governador do estado Adhemar de Barros.
Fonte: site da prefeitura de Barueri: www.barueri.sp.gov.br
Copyright © 2007 - Todos os direitos reservados.